A excursão à Monkeyland foi uma surpresa. Não tinhamos sequer conhecimento de que isto existia até vermos a opção na lista de excursões a realizar. As fotos promocionais em que viamos os macacos literalmente em cima da cabeça das pessoas chamaram-nos à atenção e, como amantes de animais que somos, decidimos experimentar.
Esta excursão foi de apenas meio dia. Saímos por volta das 7:00 e por volta das 13:00 já estávamos a almoçar no hotel. Do hotel até à Terra dos Macacos, são apenas 45 min.
Assim que chegamos, dizem-nos algumas recomendações a ter. Pessoas constipadas ou adoentadas não podem entrar, uma vez que os Macacos Saimiri são muito susceptíveis de contrair as doenças dos humanos. Todos os macacos estão vacinados e não devemos fazer movimentos bruscos.
Entramos na reserva, passamos por um tapete com detergente para limparmos os sapatos. Vamos entrando e vamos começando a vê-los nos ramos das árvores, a saltarem agitadamente.
Fazemos uma roda, e lá começam eles a interagirem connosco, a saltarem de cabeça em cabeça, a passearem descontraidamente pelos nossos ombros.
Quando o guia nos dá taças para a mão com fruta fresca, foi a loucura! Macacos e mais macacos a aparecerem e a comerem das nossas mãos. Os seus pezinhos de lã, super macios nos nossos ombros… Foi uma experiência super agradável!
Quase dá vontade de trazer um para casa…
A floresta tem um percurso que vamos fazendo a pé pelo meio das árvores, com algumas vistas interessantes e sempre na companhia do nossos amiguinhos.
Brincavam e eram curiosos. Houve um macaco que passou imenso tempo a “inspeccionar” a máquina fotográfica do Luís.
Gostámos muito desta experiência. A Rita…. nem por isso. Muito giro ao longe, quando se aproximavam, só não fugia porque estava às cavalitas do pai… Mas no fim, encheu-se de coragem e disse um adeus tímido aos nossos amigos…