Zagreb

Ficámos duas noites em Zagreb, mas, sinceramente, não era necessário tanto. Não ficámos propriamente apaixonados por esta capital… talvez se a nossa viagem tivesse iniciado em Zagreb, o sentimento tivesse sido diferente.

Assim que chegámos, entregámos o carro. O apartamento estava super bem localizado e não iríamos precisar de nos deslocar de carro.

O apartamento… bem, valeu-nos a localização. Penso que nunca estivemos num apartamento tão mau… e olhem que a pontuação no Booking.com era muito boa… Armários partidos, mau cheiro e não primava muito na limpeza… Enfim, era mesmo só para dormir…

Um dos primeiros locais a que fomos foi ao Zagreb 360º, localizado em plena praça de Ban Jelačić, mesmo no centro da capital. O Zagreb 360º é um miradouro do qual se tem uma vista magnifica (em 360º) sobre toda a capital. Existe aqui um bar, onde se está super bem a relaxar e a jogar jogos que eles providenciam. Uma boa notícia é que o bilhete é válido até ao final do dia em que compram, ou seja, podem entrar e sair as vezes que quiserem.

Voltámos nesse dia à noite, para apreciar Zagreb à noite. Para quem tiver curiosidade, fica aqui o site oficial do sítio.

Zagreb tem com um centro histórico dividido em cidade alta e cidade baixa, ligadas por um eléctrico desde o fim do século XVII. Diz-se ser, não só o mais pequeno eléctrico do mundo, como também o mais antigo.

Depois de desfrutar das vistas e do bar no Zagreb 360º, começámos pela Cidade Baixa, considerada a parte mais moderna de Zagreb, onde atravessámos a praça Ban Jelačić. Fomos andando e subindo, e rapidamente chegamos à Praça Kaptol, onde se encontra a Catedral da Assunção da Virgem Maria.

Daqui para o famoso mercado Dolac é um pulinho. É um mercado como qualquer mercado nosso, prima pelo facto de ser muito colorido e típico, com os seus toldos característicos, vermelhos com riscas brancas.

Perto do mercado existe um parque infantil, onde a Rita se deliciou!!!

Chegada a hora de almoçar, fomos até à rua Tkalčićeva, uma rua com restaurantes, cafés, bares e lojas. Definitivamente, a rua mais animada de Zagreb.

Almoçamos num restaurante com uma decoração típica e bastante agradável.

Daqui, continuámos a subir e atravessámos a famosa Porta de Pedra (Kamenita vrata).

Nesta porta encontra-se uma imagem da Virgem Maria e segundo consta, esta imagem terá permanecido intacta após um grande incêndio. Por este motivo, os croatas construíram uma capela assim que se passa a porta. Ao longo dos anos foi-se tornando um templo de orações e agradecimentos.

Continuámos a subir… Sim, é sempre a subir!!!

Chegamos à Praça de S. Marcos, onde se encontra um dos cartões postais de Zagreb, a Igreja de S. Marcos.

Daqui fomos até à Torre Lotrščak. A torre, que data do século XIII, foi construída para guardar o portão sul da muralha da cidade antiga. Tem uma vista maravilhosa, que vale mesmo a pena.

Ao lado desta torre encontra-se Strossmayer, um local com uma vista também bastante agradável sobre Zagreb.

Daqui descemos no eléctrico, que se encontra mesmo ao lado da torre, para a cidade baixa.

Ainda com tempo para explorar, fomos também de eléctrico até ao jardim botânico.

No dia seguinte fomos até ao Museum of Broken Relationships, chamou-me a atenção por ser um museu diferente, talvez um pouco melancólico… Basicamente gira em torno de relações fracassadas, seja entre filhos e pais, amizades, amorosas… Qualquer pessoa pode doar um objecto, que relembre essa relação fracassada, e contar a sua história. Estão expostas histórias e objectos de todo o mundo… Não li todas, como é óbvio, mas dá para sair de lá com o “coração apertadinho”.

Bela forma de acabar as férias, não?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s