Provavelmente…a estrada mais bonita na Croácia

Saímos de Dubrovnik por volta das 11h da manhã de uma sexta-feira. Ainda tínhamos pensado em aproveitar a manhã para dar mais uma volta mas ainda bem que não o fizemos. De repende, Dubrovnik ficou à pinha! Contámos pelo menos 6 enormes cruzeiros atracados, filas para entrar na Old Town, autocarros e mais autocarros a transportar pessoas vindas dos cruzeiros… Um cenário que não vimos nos dois dias em que lá estivemos. Saímos em ótima altura.

Seguimos então viagem em direcção a Omis, muito perto de Split.

A costa da Croácia deslumbrou-nos, é simplesmente indescritível o cenário… o azul do mar, a sua transparência, as variadíssimas ilhas que nos acompanham pela costa. De um lado, o mar azul sempre com alguma ilha a embelezar a paisagem, do outro lado, montanhas lindíssimas num perfeito contraste com o azul do mar ali ao lado.

img_8436

IMG_8426

Esta foi, muito provavelmente, a estrada mais bonita em que conduzimos até hoje. Acho praticamente impossível fazer este percurso sem parar inúmeras vezes para apreciar a paisagem e ir tirando umas fotos.


Ston

Pelo caminho, parámos em Ston para tomar um cafezinho e esticar as pernas. Não estava nos planos, mas é uma vila muito pequenina muito pouco turística, com umas muralhas enormes…. Actualmente com cerca de 5,5 Kms de extensão, mas já tiveram cerca de 7 Kms. Um sítio relaxante, ótimo para esticar as pernas entre viagens, com uma excelente paisagem, que gostámos bastante de conhecer.

E continuámos viagem, parando por várias vezes, para fotografar a paisagem.

IMG_8483

IMG_8492


Bósnia e Herzegovina

Seguindo viagem, temos obrigatóriamente de passar pela Bósnia e Herzegovina, através do estreito de Neum. Mais dois controlos fronteiriços, que nos assustaram, pois pensámos que iríamos perder muito tempo, mas não. Sempre a andar!

Ainda parámos perto de Neum, para tirar umas fotografias à Bósnia…

… e também para a Rita fazer um chichi à beira da estrada… Quando a vontade aperta, tem de ser.

IMG_8510.JPG


Gradac

Voltámos a entrar na Croácia e a paragem seguinte foi em Gradac. Vi no livro da American Express que tinha uma praia bastante agradável e decidimos arriscar. E foi o melhor que fizemos. Almoçámos, comprámos uma frutinha numa bancada de rua para a Rita e fomos até ao carro.

IMG_8521

IMG_8547

IMG_8548

IMG_8549

Não estávamos preparados para fazer praia, mas tínhamos uma toalha e os fatos de banho dentro do porta-bagagem. Olhámos em frente do sítio onde estávamos estacionados e pensámos: “Perfeito, agora não temos desculpa”.

Não é que, mesmo em frente onde estacionámos, tínhamos um sítio para trocar de roupa na praia! Então vamos lá para o “areal” brincar.

IMG_8674.JPG

Além de fatos de banho e toalha, os chinelos são imprescindíveis, pois não existe areia, são mesmo pedras e uns sapatos de água tiram dado imenso jeito. A água super transparente, nada quente, mas tão apetecível…

Sem óculos de snorkeling, acho que nunca vimos tão bem debaixo de água. A transparência era mesmo fora de série! O que não é de estranhar, visto não existir areia, não existe “suspensão”, pelo que praticamente não se vêm partículas na água.

IMG_8562

IMG_8587

IMG_8589

IMG_8619

IMG_8639

IMG_8641

IMG_8654

IMG_8669

A baía, o cenário, era simplesmente lindo! Soube mesmo bem este banhinho a meio da viagem entre Dubrovnik e Omis. Recomendamos!

Satisfeito o “bichinho” da praia, seguimos para Omis, onde iríamos ficar 2 noites.


Dica de Navegação

A terminar este post, uma dica sobre qual a estrada a escolher para um melhor passeio.

O GPS normalmente irá mandar-vos para uma auto-estrada, a E65, sendo o corte perto de Neum. Ignorem o GPS, vejam o mapa e façam o percurso que permite passar por Gradac e não só.

dub-omis.PNG

Caso contrário vão perder o melhor troço de estrada da Croácia, onde estarão sempre acompanhados pelo mar de um lado, pelas montanhas do outro… E trocá-lo por um troço normalíssimo de auto-estrada mais para o interior. Vejam o mapa antes de se guiarem pelo GPS e, ignorem-no!

Não se preocupem com o facto de o caminho junto ao mar não ser uma auto-estrada. As estradas na Croácia são impecáveis.

Isto é válido também para quem vai para Split em vez de Omis.

IMG_8675

IMG_8693

IMG_8703

IMG_8717

IMG_8723

O ideal, neste percurso, não é apenas cumprir os limites de velocidade, mas sim circular abaixo dos mesmos para desfrutar deste belo troço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s