O Início da Road-Trip

Dubrovnik foi o nosso primeiro ponto de paragem nesta viagem em que percorremos mais de 1000 kms numa belíssima road-trip.

Investigámos bastante sobre como fazer o trajecto e, inicialmente, a ideia até era fazer ao contrário: de Zagreb até Dubrovnik. No entanto, desconhecendo o motivo, poupámos cerca de 600€ por fazer o trajecto ao contrário. Tanto os voos como o aluguer de carro foram bem mais baratos, fazendo Dubrovnik até Zagreb, em vez de ao contrário.

Em Dubrovnik, ficámos 3 noites. A ideia era ter um dia completo para Dubrovnik e um dia completo para dar um saltinho a Montenegro. A manhã, a seguir à terceira noite, seria para acordar nas calmas e fazermo-nos à estrada.

Chegada

Chegámos a Dubrovnik já era de noite. Fomos levantar o carro, logo no aeroporto e seguimos. Utilizámos uma aplicação no telemóvel, “Here we go“, que permite ter GPS sem ligação a dados móveis, pois permite o descarregamento de mapas.

Basicamente, do aeroporto até Dubrovnik é sempre em frente, 17 km sem desvios, apenas com bastantes curvas.

Alugámos um apartamento através do Booking.com, o Vicina Summer Apartments, que fica muito próximo da Old Town, pois não deviam ser mais de 10 minutos a pé.

Quando chegámos deparámo-nos com o pior cenário…impossível de estacionar, mesmo a pagar. Lá encontrámos uma garagem pública, uma exorbitância, cerca de 5€ a hora!!!! “Bem havemos de arranjar uma solução”… malas atrás e aí vamos nós à procura do apartamento.

Não é de estranhar, portanto, a diferença de preço para apartamentos que incluem estacionamento, pois a 5€ por hora e a pagar entre as 06:00 e as 02:00 da manhã, 3 dias de estacionamento podem custar uma bela fortuna.

Este apartamento que escolhemos foi bastante agradável, com uma localização excelente, um quarto, uma cozinha e sala e uma casa de banho. Como não tínhamos pequeno-almoço incluído, optámos sempre por apartamentos com cozinha, para podermos comprar os nossos pequenos-almoços nos supermercados e ter onde os tomar no conforto de um apartamento.

A Sra. do apartamento foi impecável, super atenciosa, aconselhou-nos várias coisas, entre elas a rua a evitar para almoçar ou jantar, por ser extremamente caro (Ulica Peline) e lá nos aconselhou um local para estacionar, ficava a 1,2 km do apartamento mas tinha de ser. Provavelmente era a única rua em Dubrovnik onde não se pagava estacionamento… e não era bem uma rua, era mais um beco. Escusado será dizer que o Luis fez este caminho sempre sozinho, pois 1,2 kms só para estacionar, ainda por cima num beco escuro que não inspira confiança nenhuma, o melhor era ficar logo no apartamento com a Rita.

A Sra. também referiu que Dubrovnik era super seguro, super pequeno e todos se conhecem, podíamos andar à vontade à noite, sem qualquer tipo de receio.

Fomos finalmente jantar. Se existe algo que se tem que vir preparado quando se vem para Dubrovnik, é para subir e descer muitas escadas!!! Dirigimo-nos à Old Town. Basicamente, descer um montão de escadas até lá, aproximadamente 130 degraus, cerca de 10 minutos a descer.

Entrámos no centro histórico por um dos portões principais, a Pile Gate. A Old Town é uma pequena cidade que cresceu dentro de muralhas, não existem carros, é somente para pedestres em toda a sua extensão, o que é óptimo para passearmos à vontade com crianças.

Andámos pelas ruelas, e acabámos por jantar na Pizzeria Mea Culpa, muito boa, que fica na Ulica Za Rokom.

Nesta primeira noite, atravessámos o centro histórico até ao Fort St. Jonh e apercebemo-nos que realmente é uma cidade pequena, e que conseguiríamos ver nas calmas no dia seguinte (Pile Gate e Fort St. Jonh ficam em pontas opostas das muralhas).

Apesar de a Rita, às vezes ser preguiçosa para andar, fez-nos uma bela surpresa na última noite. Após o passeio a seguir ao jantar, subiu mais de 130 degraus pelo próprio pé… entretida a tentar contá-los com a nossa ajuda.

As Ruelas, o Barco, as Muralhas e o Teleférico

Primeira manhã e já saímos de casa tarde, perto das 11h, mas mesmo assim deu para aproveitar bem o dia. Não entrámos por nenhum dos dois portões principais, entrámos por um entre a Minceta Tower e o Plote Gate.

E… magia… parece que entramos noutra realidade, escadarias enormes, estreitas, roupa estendida de uma ponta a outra, gatos, muitos gatos, enquanto descemos para a rua principal (Stradun)… restaurantes escondidos em recantos…

A Rita é uma criança muito preguiçosa para andar, então se o passeio não lhe estiver a agradar… piora!! Andar dentro de museus, ficou um pouco fora de questão, pelo pouco tempo que tínhamos e por acharmos que a Rita se iria saturar.

Passeámos pela Stradun, parámos na Church St. Blaise, andámos por ruelas, passámos pelo Rector’s Palace e pela Cathedral and Treasure.

Chegámos ao aquarium e decidimos entrar, uma vez que a Rita adora peixes. É muito pequenino, faz lembrar muito o nosso aquário Vasco da Gama.

Almoçámos aqui perto, no Aquarium Terrace, um local bastante agradável.

Daqui fomos até ao Fort St Jonh ver as belíssimas paisagens.

Sentimos que a Rita estava um pouco cansada e saturada, então decidimos ir fazer um passeio de barco. 30 minutos, 10€ por pessoa. Foi muito agradável, conseguimos ter uma vista para Dubrovnik de um ângulo completamente diferente.

Cereja no topo do bolo: era suposto ser um passeio com mais pessoas a bordo, mas acabámos por ter o barco inteiro só para nós, pois ninguém foi naquele horário. Foi um dos passeios que ficaram marcados nesta viagem… ao sabor do vento, na proa no lado de fora… a felicidade da Rita por estar naquele sítio do barco foi algo de que não nos esqueceremos.

Quando acabámos este maravilhoso passeio já seriam umas 14h30, e decidimos então ir percorrer as muralhas.

Antes disto ainda parámos na Big Fountain Onofrio, onde nos deliciámos com um belo gelado.

As muralhas… digo-vos que vale cada tostão gasto, cada dor de ombros e costas por levar a Rita ao colo e às cavalitas. São cerca de 26€ (a Rita não pagou, pois a entrada é grátis até aos 5 anos), muito sobe e desce de escadas, 2 km percorridos… mas as vistas que se vão avistando ao longo do percurso, são indescritíveis.

A meio, parámos para descontrair um pouco e tomar uma bebida. Parámos na altura certa, pois começou a chover bem e choveu durante cerca de 45 minutos. Assim que parou, lá retomámos a nossa caminhada.

img_7737img_7745img_7761img_7765img_7771

O ponto alto terminou na Minceta Tower, com vistas deslumbrantes para a Old Town.

17:30…completamente de rastos, mas felizes!!

Fomos até ao teleférico, a subida faz-se em três minutos e meio, tem uma vista fantástica e ainda pudemos observar um pôr do sol brutal.

Perto do teleférico existe um museu a “céu” aberto, um edifício danificado pela guerra com uma exposição de fotos.

Foi uma cidade muito massacrada na guerra em 1991, sendo o alvo de retaliação com bombas pelas tropas da Jugoslávia. De Outubro 1991 a Maio de 1992, mais de 2000 bombas caíram em Dubrovnik, danificando alguns dos mais importantes símbolos. Só em 1995, a União Europeia e a Unesco criaram uma comissão para reconstrução da cidade.

Podemos não ter visitado muitos monumentos, mas sentimos que aproveitámos bem Dubrovnik. Conseguimos andar perdidos pelas ruelas maravilhosas, passear descontraidamente sem pressas, e apreciar todas as fachadas exteriores, conhecemos Dubrovnik de “cima”, ao percorrermos os 2 km nas muralhas, conseguimos ter a noção real de como Dubrovnik é uma cidade dentro de muralhas ao subirmos o teleférico, e ainda conseguimos ver Dubrovnik vista do mar, com as suas fortalezas tão bem inseridas no mar e nas rochas.

Pelo meio desta estadia, um dia em Montenegro, que vão conhecer no próximo post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )